CNOR

CNOR – Conselho Nacional de Oficiais da Reserva

HISTÓRIA

Nos dias 21 e 22 Abr 97, a então denominada Assoc Ex-Al CPOR/RJ realizou o 1º Encontro Nacional de Oficiais da Reserva (R/2) do Exército Brasileiro – I ENOREx.

No quartel do CPOR/RJ, ainda na Avenida Pedro II, no bairro imperial de São Cristóvão, reuniram, num memorável Encontro, as delegações de 06 das 08 Associações de Oficiais R/2 existentes no País: São Paulo (1954), Recife (1982), Belo Horizonte (1988), Rio de Janeiro (1992), Porto Alegre (1993) e Petrópolis (1996). Não se fizeram representar as entidades de Natal (1993) e Fortaleza (1993).

Como convidada, uma representação da Sociedade de Amigos do CPOR/SP.

No ano anterior, a Assoc Ex-Al CPOR/RJ havia promovido o “1º Ciclo de Palestras para Atualização de Oficiais R/2”, com o apoio do DEP (hoje DECEx), da DFA (hoje DESMil) e do CPOR/RJ. Outras Associações, como a de Recife, já desenvolviam Encontros de Atualização de um dia de Palestras, desde a década de 80, mas não um Ciclo de vários dias.

Realizado em 3 finais de semana, o Curso reuniu cerca de 80 Oficiais R/2 e, em seu encerramento, o Chefe do DEP, Gen Ex Gleuber Vieira, dirigiu ao Presidente da Assoc Ex-Al CPOR/RJ as seguintes palavras:


“Ten Monteiro, sugiro que a Assoc Ex-Al CPOR/RJ promova uma reunião entre as diretorias das 5* entidades congêneres em atividade no País, visando uma desejável integração entre elas. Quem sabe desse Encontro surja uma organização nacional que possa atuar como elo entre as Associações e o Exército”

* em 1996 só se conhecia 5, mas já havia Fortaleza e Natal, e neste ano foi fundada Petrópolis.

Missão dada, missão cumprida. 

Graças à extraordinária visão estratégica do Gen Ex Gleuber, cerca de 180 Oficiais R/2 de todo o País, participantes do I ENOREx, decidiram, em Assembleia Geral realizada em 22 Abr 97, por unanimidade, criar o Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil.

Parece que foi ontem, mas 19 anos se passaram.

O tempo é inexorável. Muitos daqueles Oficiais que participaram da criação do CNOR permanecem conosco. Outros partiram e os reverenciamos como exemplos de soldados que dignificaram o uniforme verde-oliva e cidadãos que honraram seu País.

Cabelos embranqueceram, e anos após novos integrantes passaram a chegar, somando amizade, lealdade, companheirismo e vitalidade ao ideal. Também é verdade que alguns já não têm o mesmo vigor físico. Mas, o ideal que os impulsionou ao cumprimento da missão permanece imutável e vibrante até os dias de hoje. 

Em 2009, na Plenária do XI ENOREx-Brasília, o CNOR recomendou que todas as Associações de Ex-alunos alterassem sua denominação para Associação de Oficiais da Reserva – usando a sigla AORE, a pedido inclusive de vários chefes militares, tanto para facilitar a ligação e a identificação dessas Associações no meio militar, quanto para que se adquirisse uma padronização e sentido de organização e unidade no esforço e no ideal nacional de representação da oficialidade reserva não remunerada.

Em 2015, numa Reforma no Estatuo do CNOR, esta recomendação passou a ser oficial, e, além desta, todas as categorias de Oficiais da reserva, do Exército, Marinha ou Aeronáutica, poderiam agora pertencer aos quadros das AOREs. O CNOR muda sua designação de “Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil”, para “Conselho Nacional de Oficiais da Reserva”. A nova versão do estatuto, para preservar a essência da origem do Sistema, estabeleceu que as associações regionais filiadas ao CNOR tivessem o seu quadro social majoritariamente constituído por oficiais R/2. 

A grandeza do Brasil é o objetivo da Oficialidade R/2. E o Exército Brasileiro, nosso comandante, condutor e guia.

Há 19 anos éramos 06 Associações conhecidas e que se associaram entre si para criar um órgão nacional e central. Hoje, graças ao excelente trabalho desenvolvido pelas diretorias do CNOR e de suas filiadas, estão ativas 19 entidades regionais e várias outras em fase de filiação, em perfeita consonância com as diretrizes do CNOR. 

Cadastramos mais de 10.000 Oficiais R/2 que, como formadores de opinião, atuam intensamente no segmento civil da sociedade brasileira.

Os Encontros Nacionais se multiplicaram. De Manaus a Porto Alegre, realizamos anualmente o nosso tradicional ENOREx, com uma média de participação de cerca de 300 Oficiais R/2. Este ano, estaremos novamente reunidos, em Nov, no 18º Encontro em Brasília-DF.

As dificuldades para o crescimento das nossas organizações são conhecidas. Faltam-nos, especialmente, recursos humanos e financeiros, o que tem sido superado pela dedicação, esforço e competência de numerosos companheiros, que ao longo desses 19 anos deram e continuam dando a sua inestimável contribuição para o fortalecimento do ideal nacional, por meio do CNOR e das Associações.

Ao Exército Brasileiro, que um dia nos acolheu ainda meninos e nos transformou em Oficiais e em líderes, oferecemos os nossos mais nobres sentimentos de lealdade, afeto, gratidão, respeito, apoio, consideração e solidariedade. Aos nossos oficiais da reserva de todo o Brasil, conclamamos todos a cada dia para se engajarem cada vez mais nesse mister de unidade e coesão nacional da classe, em nome do fortalecimento e valorização da nossa tropa, e das grandes transformações que podemos realizar juntos em prol do nosso país.

Somos a sua Reserva, atenta e cada vez mais forte. Valores do nosso Exército, valores do nosso Brasil.

 

Patriotismo, União, Lealdade, Trabalho.

 Assim Atua a Reserva Atenta e Forte “ 

 

 

DIRETORIA EXECUTIVA DO CNOR

 

(Gestão 2014/2017)

 

Presidente: 2º Ten R/2 Art Sérgio Pinto Monteiro (AORE/RJ)

Tel: (21) 2560-6584; E-mail: cnor@cnor.org.br – Site: http://www.cnor.org.br

 

1º Vice-Presidente: 1º Ten R/2 Com Ulisses Peixoto Pinto Neto (AORE/R)

2º Vice-Presidente: 2º Ten R/2 Art Luiz Eugenio Bezerra Mergulhão Filho (AORE/RJ)

1º Secretário: 2º Ten R/2 Art Sylvio Gomes (AORE/RJ)

2º Secretário: 1º Ten R/2 Inf Paulo César Vieira Miranda (AORE/PETRÓPOLIS)

1º Tesoureiro: 2º Ten R/2 Art Aimoré Rossini (AORE/RJ)

2º Tesoureiro: 2º Ten R/2 Art Marco Antonio de Paula Miranda (AORE/RJ)

Assessor Jurídico: 2º Ten R/2 Art Egas Barreto Moniz de Aragão Dáquer (AORE/RJ)

Departamento de Assuntos Culturais:  1º Ten R/2 Int ROGÉRIO de Souza Vasconcelos Júnior (AORE/PE)

Departamento de Informática: 1º Ten R/2 Inf Johnny Veríssimo (AORE/RJ)

Departamento de Tecnologia da Informação: 2º Ten R/2 Inf Marcello Roberto Côrtes (AORE/RJ)

Departamento de Ativ/Internas: 2º Ten R/2 Art Paulo Coimbra Sauwen (AORE/RJ)

Departamento de Comunicação Social: 2º Ten R/2 Inf Tadeu Hélcio Capella Vieira

Departamento de Armamento e Tiro: 1º Ten R/2 Int Sérgio Bitencourt (AOR-EB)

Departamento de Apoio Logístico: 2º Ten R/2 Art Paulo Roberto Peres da Fonseca

Chefe da Guarda Bandeira: 2º Ten R/2 Inf Israel Zukerman (AORE/RJ)

 

 

CONSELHO FISCAL DO CNOR

 

2º Ten R/2 Inf Israel Zukerman (AORE/RJ)

1º Ten R/2 Art Reynaldo Silva Azevedo (AORE/RJ)

2º Ten R/2 Inf Roberto Oliveira (AORE/PETRÓPOLIS)

 

 

Compartilhe!