HISTÓRIA DO BRASIL NO HAITI

 


 

 

Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti ou MINUSTAH (sigla derivada do francês: Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haïti), é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSONU) em 30 de abril de 2004, por meio da resolução 1542, para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide. O CSONU decidiu pela extinção da missão em 13 de abril de 2017, num processo gradual de remoção até o esvaziamento do contingente militar previsto 15 de outubro do mesmo ano. Ao mesmo tempo, uma nova missão deve cumprir uma nova função no Haiti, será a Missão das Nações Unidas para o Apoio à Justiça no Haiti (MINUSJUSTH).

A missão de paz da ONU no Haiti chefiada há 13 anos pelo Brasil chegou ao fim. Desde 2004, 36 mil militares brasileiros estiveram presentes na Minustah e trabalharam na manutenção da paz, no fortalecimento das instituições nacionais haitianas e na segurança da área de operações sob sua responsabilidade. Pelo menos 21 contingentes de diferentes nacionalidades chegaram a ser chefiados pelo Brasil desde o início das atividades.

O Exército Brasileiro produziu 4 (quatro) vídeos curtos para marcar essa brilhante passagem brasileira nessa missão de Paz da ONU.

Assistam em nosso canal no YouTube

 https://www.youtube.com/watch?v=QWTVnuBYrgw&list=PLUwlveEga8ppDnUOOljC5YYXOxPXuQc7p

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *