OPERAÇÃO SAUDADE – 23º BATALHÃO DE CAÇADORES E AORE FORTALEZA

O Comando Militar do Nordeste através da 10ª Região Militar localizada em Fortaleza (CE) realizou juntamente com o 23º BC – Batalhão de Caçadores sob o Comando do Cel. ABINOAN no ultimo final de semana, nos dias 16 e 17/09 mais um exercício com a Reserva, tal atividade é intitulada de Operação Saudade, onde são reunidos Oficiais e Praças que já serviram em nosso Exército Brasileiro. Esta Operação é realizada há 15 anos.

 

Cel ABINOAN

 

Para esta atividade com a Reserva, sempre são convidados personalidades da Sociedade Cearense e amigos próximos ao 23º BC. O objetivo é relembrar os tempos de caserna e aproximar a sociedade da Força Terrestre.

Nesses dois dias contamos com atividades de Patrulha, Transposição de curso d’água, tiro noturno com Fuzil, tiro diurno com pistola, montagem e desmontagem de fuzil e pistola em 1º escalão, instrução de Controle de distúrbios, emprego de granadas e instrução de emprego de OBUS .105mm.

A Operação foi aberta com a palestra sobre ARTILHARIA do Excelentíssimo Sr. Gen Div Estevam Cals Teófilo Gaspar de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

O  1° Ten Deyvison RÉGIS Galvão Correia Presidente da AORE FORTALEZA, foi o Comandante do Efetivo de Estagiários composto por 120 homens.

 

 

O retorno da Operação foi Vibrante e Emocionante

 

 

 

Compartilhe!

8 thoughts on “OPERAÇÃO SAUDADE – 23º BATALHÃO DE CAÇADORES E AORE FORTALEZA”

  1. Mais uma demonstração de unidade, pois mesmo estando na reserva, a alma de soldado se sobrepuja ao verdadeiro sentimento de ser soldado.

    1. O sentimento do que é ser um Oficial R/2 do Exército Brasileiro está na frase do General Octávio Costa, que tão bem traduz o pensamento daqueles, que um dia, tiveram a honra de sentir o verde-oliva circular em suas veias e o camuflado pulsar em seus corações:
      “A farda não é uma veste, que se despe com facilidade e até com indiferença… Mas uma outra pele, que adere à própria alma, irreversivelmente para sempre!”

  2. Agradeço ao Exército Brasileiro, nas pessoas do General Theophilo, Cel Abinoan e os demais militares que promoveram este magnífico acampamento, para que possamos manter vivo em nossas almas o patriotismo por nosso Brasil !

    Lá vivi coisas inimagináveis
    Assim mesmo, cantei o que eu sabia
    O Hino Nacional, não cantei, recitei com a alma
    Marchei como um pracinha de quarenta e cinco
    Mesmo com meus quarenta e cinco anos

    Com o peito estufado de emoção
    E com um orgulho jamais sentido
    Desfilei como ninguém, parecia que planava
    Parecia um veterano sobrevivente de guerra
    Que jamais deixou de amar o nosso Brasil
    E nunca deixou de sentir orgulho de vestir o verde oliva

    Pena que nunca servir
    Não sou de arma alguma
    Mas também travo guerras patrióticas
    Que muitos queriam travar
    Por isso, sou do Brasil varonil
    E tenho a necessidade de ser pela Pátria

    E se tiver a chance de escolher nascer de novo
    Pode ter certeza que escolheria nascer nessa PÁTRIA…!
    – Pátria que chamamos……..: BRASILLLLL…!

    Um dos mais orgulhosos brasileiros de nosso sofrido Brasil…

    Albino Oliveira Filho

  3. Parabéns…ao Exército Brasileiro!!! Eventos dessa natureza tem que ser mais difundida…foi saber já era em cima do dia!!! Tive oportunidade de servir no Dsup no ano 1992 a 1996.sai cabo. Sempre participo desses eventos… Parabéns ao 23 BC por essa iniciativa!!! Patría Brasil 👮

  4. Foi muito bom rever todos esses acontecimentos que envolvem o exercício brasileiro, parabéns a todos que participaram da operação saudade. Foi show.

  5. É gratificante ver o brilho no olhar de todos e rever antigos combatentes que ao passar do tempo tornaram-se uma família. Poder vestir o uniforme verde oliva , cantar em ordem unida e apresentar continência á nossa Bandeira. Um sonho que foi realizado só tenho que agradecer a Deus e ao exército pela realização deste momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *